Feira da segurança

Feira da segurança
Um novo conceito em segurança

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Gerenciamento de Risco - Segurança em Rastreamentos de veiculos

Seminário sobre gerenciamento de riscos reúne mercado e supera expectativas

O 2° Seminário de Gerenciamento de Riscos reuniu, em São Paulo, no dia 28 de abril,  320 executivos do setor de tecnologia embarcada, onde uma série de temas polêmicos e atuais do setor foram apresentados.

Com o tema principal “Como a tecnologia embarcada pode melhorar a logística e diminuir os riscos”, foram apresentadas informações sobre dificuldades e tendências do mercado e as discussões giraram em torno de como o atual cadastro de motoristas de veículos de transporte de cargas, readequação do Selo Gristec de certificação/qualificação, “PGR” – Planos de Gerenciamento de Riscos e também  a elaboração de um projeto de lei – visando à regulamentação das atividades de Gerenciamento de Riscos e Tecnologia de Rastreamento e Monitoramento.

Emerson Zanon Granemann, Publisher da InfoGPS, afirma que “o evento foi um sucesso devido a uma sólida parceria iniciada em 2008 e formalizada neste ano entre a revista e portal InfoGPS e a GRISTEC. Esta parceria prevê além da realização de eventos em parceria,  produção do Anuário GRISTEC 2010 na revista InfoGPS e o Guia GRISTEC no portal InfoGPS”

Em cada painel, os palestrantes e debatedores apresentaram e discutiram assuntos de relevância para o mercado. Em um formato inovador de debates os participantes tiraram suas dúvidas com os principais especialistas e fornecedores do setor.

“Este seminário atendeu todas as nossas expectativas. Acredito que tenha sido de grande valia para os participantes dos blocos e isso nos move, nos alavanca para que possamos continuar fazendo seminários dessa ordem, não só como na área de gerenciamento de riscos, como também na área de tecnologia, rastreamento e monitoramento”, afirma Cyro Buonavoglia, diretor da Buonny e presidente da Gristec.

A primeira apresentação ficou por conta de Antônio Carlos Marques Mendes, advogado da Zênite Consultoria Jurídica, que falou sobre  a visão jurídica do perfil securitário - atual cadastro de motoristas de veículos de transporte de cargas. Para os executivos, a expectativa é de que as gerenciadoras adotem um cadastro único que unifique as restrições cadastrais, reduzindo tanto os riscos operacionais como os custos no transporte.

A segunda palestra foi apresentada por André Garrido, gerente de planejamento estratégico e processo de certificações do grupo Tracker do Brasil,  e mostrou o modelo para Readequação do Selo Gristec de certificação/qualificação. Durante o painel foi discutida a importância do Selo Gristec, para as empresas de transportes, uma vez que a proposta da associação é oferecer às companhias uma certificação válida e reconhecida pelo mercado.

Para o Major da Policia Militar, Beijamin Francisco Neto, o evento atendeu suas expectativas. “Meu objetivo era conhecer as modalidades de prevenção de furto e roubo de cargas e saio daqui com muito mais informações. Acredito que melhorando a qualidade dos procedimentos, minimizamos custos e diminuímos o número de sinistros”, afirma.

A sessão de palestras e debates da tarde foi aberta por Guilherme Brochmann, gerente de riscos e seguros da DHL, que apresentou detalhadamente as características das visões sobre a padronização mínima de “PGR” – Planos de Gerenciamento de Riscos. Para ele, a ideia é implantar um manual ou guia com os preceitos básicos para o Gerenciamento de Riscos.

Durante o seminário foi apresentado aos participantes, um vídeo sobre o programa “Na Mão Certa”. O intuito desta ação é engajar as empresas do setor de gerenciamento de risco e de tecnologias embarcadas para o combate à exploração sexual de crianças e adolescentes nas rodovias brasileiras. O programa é uma ação do Childhood Brasil / Instituto WFC (www.wcf.org.br/).

A última palestra, foi realizada por Evandro Pamplona Vaz, presidente da GV Gerenciamento de Riscos, apresentou a elaboração de um projeto de lei, visando a regulamentação das atividades de Gerenciamento de Riscos e Tecnologia de Rastreamento e Monitoramento. Segundo o executivo, o objetivo do projeto visa regular o setor como todo.

“Este seminário veio cumprir a meta que é divulgar problemas e soluções no Gerenciamento de Riscos, contemplando foco no cadastro de motoristas, selo Gristec, PGR e DDR, que garante um conteúdo final que será de grande uso durante o nosso dia a dia”, afirma Vagner Guerra, da Brasilmaxi Logística.

Ao final do evento foram sorteados dois navegadores GPS da Magneti Marelli. E duas entradas para o próximo seminário que será realizado em agosto. Emerson Zanon Granemann, diretor da MundoGEO e Ágatha Branco, editora da revista InfoGPS, foram os responsáveis pelos sorteios.

O seminário foi uma realização da Gristec, promovido e organizado pela revista e portal InfoGPS. Contou com apoio dos portais MundoGEO, UOL e Apontador|MapLink, da Agência Segnews, Associação Brasileira dos Profissionais em Segurança Orgânica (ABSO), Associação Brasileira de Engenharia Automotiva (AEA), Associação Brasileira de Logística (ASLOG), Guia do Transportador, TAPA Brasil, revistas Cobertura, Carga Pesada e Seguro Total,  do portal Transporta Brasil e da Ong Na Mão Certa. O patrocínio do seminário fica por conta da 3S, Buonny, SystemSAT, GV
e Digibase

Um comentário:

Feira ISC 2014

Feira  ISC 2014
Stand da AXIS